quarta-feira, 30 de junho de 2010

Plantar lagartas para colher borboletas

À partida esta pode ser uma das premissas mais ridículas com que já se depararam. Para mim esta é a lição, o ou ensinamento, mais válido a aprender em momentos de crise, com este que vivemos.
Todos sabemos que o simples, ingénuo e puro bater de asas de uma borboleta, é suficiente para provocar um furacão no lado oposto do Mundo. O que ninguém pensa é no potencial que algo tão insuspeito como uma lagarta pode ter, bem como no passado desinteressante da mesma. O Mundo em que vivemos está cheio de lagartas com vontade e potencial de se transformarem em borboletas. Cabe-nos a nós ter a abertura de espírito e a perspicácia para as vermos quando nos cruzamos com elas.
Muitas das coisas que hoje vemos e julgamos serem brilhantes, começaram por ser cinzentas e banais... O que as distinguiu e tornou geniais foi um conjunto de factores, dentro dos quais não podem nunca ser esquecidos o Marketing e a Publicidade. No entanto, o factor fundamental é, sem qualquer tipo de dúvida, o espírito empreendedor de alguém que viu e acreditou que algo banal pode ser transformado, abrilhantado.
Num tempo em que, cada vez mais, as pessoas são fechadas em si mesmas, um dos negócios em maior desenvolvimento e com cada vez maior rendimento é o Facebook. Por muito irónico que possa parecer, as pessoas que não admitem invasões de privacidade, como fornecerem o seu número de telemóvel, para qualquer que seja o fim, são também aquelas que, todos os dias abrem as portas das suas vidas a todo o Mundo. Dos desejos e ambições, às angustias e frustrações, tudo é partilhado através do Facebook, ou de qualquer outra rede social que sirva para o mesmo fim.
É deste paradoxo que nasce o sucesso. Da crença de um, suficientemente forte para vencer a de milhões. Da visão estratégica de alguém que criou uma necessidade em vez de satisfazer uma já existente. É então em alturas de crise como a actual, que surgem as melhores oportunidades, as melhores ideias e, consequentemente, os melhores negócios.

Sem comentários:

Enviar um comentário